Durante ronda na BR 040, na altura do KM 771 em Juiz de Fora MG, por volta das 16h30 deste sábado 26/09, a equipe da PRF – Polícia Rodoviária Federal formada pelos agentes Eber e Janinni Columbiano, recebeu a informação de que uma ave, da espécie vulgarmente conhecida como gavião carcará (nome científico Caracara plancus) havia se acidentado, tendo se chocado contra a fiação elétrica.
A espécie que ocorre em quase todo o Brasil chama atenção de qualquer observador. Imponente, mede 56 centímetros e tem a envergadura de 123 centímetros. A plumagem é característica: tem o topo da cabeça escuro, o pescoço claro e o peito estriado. O bico é curvo e característico das aves de rapina. Os pés são amarelos e contrastam com as asas e o dorso marrom. É semelhante a um gavião, mas na realidade a ave pertence mesmo à família dos falcões.
continua após a publicidade
A ave veio a cair ao solo e aparentemente quebrou a asa esquerda. De posse do animal, a equipe se foi até a 4ª CIA DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO RODOVIÁRIO em Juiz de Fora – MG, onde a ave foi entregue aos cuidados do Sgt. Marcos, que se irá se encarregar de encaminhar a ave para será atendida pelo veterinário especializado em aves em Juiz de Fora.
Fonte e fotos : PRF