Dando prosseguimento nesta quarta-feira 26 e agosto ás ações iniciadas dia 18/08 com desdobramento dia 21/08 na cidade de Guarani MG, quando um estabelecimento que comercializa carnes foi interditado, a VISA – Vigilância Sanitária, o SIM Serviço de Inspeção Municipal , com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, interditou mais um estabelecimento.
Desta vez a ação ocorreu no bairro Nova Guarani.De acordo com informações da apuradas pelo Portal RKF, junto ao SIM e VISA, aproximadamente 500 kg de produtos foram apreendidos. Destes, 470 kg estavam impróprios para consumo e foram destinados ao aterro sanitário da cidade.
Outros 70 kg de carne foram doados á Secretaria de Assistência Social que definirá a destinação dos produtos que poderiam ser consumidos mas não comercializados. O estabelecimento não atendia as exigências sanitárias.
De acordo com imagens que o Portal RKF teve acesso, uma banda de porco foi encontrada (vídeo) jogada num canto do estabelecimento.
ATUALIZAÇÃO NOTA DA REDAÇÃO : A VISA – VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE GUARANI ENVIOU Á REDAÇÃO DO PORTAL RKF UMA SÍNTESE DE INFORMAÇÕES OFICIAS DO ÓRGÃO Á QUAL REPRODUZIMOS ABAIXO.
INFORMAÇÕES OFICIAIS DA VISA : “Foi programada no dia 26 de agosto uma atuação envolvendo setor de Vigilância Sanitária Municipal – Visa, o Serviço de Inspeção Municipal -SIM, a Polícia Militar PM e a Polícia Civil PC em Guarani MG. A ação se dirigia á investigação de receptação de carnes sem autorização dos órgãos fiscalizatórios mas abrangeu toda a mercadoria cárnea imprópria para consumo e ou comercialização.
Para tal, toda a equipe citada anteriormente foi acompanhar os fiscais de vigilância sanitária em investigação de eventos adversos e queixa técnica incluindo todos os açougues da cidade de Guarani.
Diante dos fatos já conhecidos por todos os envolvidos e observância de denúncias recentes ou relacionadas a situação e condizente com artigos relatórios da VISA Municipal, a dinâmica se deu em ordem de operação:
Açougue 1- Interdição da área do açougue devido a condições insalubres de operacionalização e utilização de mercadoria.
Açougue 2 – Inutilização de mercadorias
Açougue 3 – Inspeção de interesse sanitário
Açougue 4 – Franquia : Inspeção de interesse sanitário
Açougue 5- Inspeção de interesse sanitário
Açougue 6 – Reinspeção
Açougue 7 – Franquia: Inutilização de mercadorias
No total foram inutilizados aproximadamente 1000 kg de carne conduzidos até o aterro de entulho de Guarani de forma emergencial onde foram enterrados após a adição de cal.”
RESSALTA AINDA A VISA QUE NENHUM PRODUTO FOI ENTREGUE PARA DOAÇÃO. TODOS ESTES FORAM DESCARTADOS, INUTILIZADOS
Reportagem Kadu Fontana
1 Comment
Ganância e total falta de respeito com a população!!!