Alguns cidadãos, participantes de vários grupos do aplicativo WhatsApp de São João Nepomuceno nos últimos meses têm sido atormentados por fakes ( perfis falsos, pessoas que usam de um codinome , sem imagem ou utilizando de fotos de outras pessoas, algumas até já falecidas ).
continua após a publicidade
O Portal RKF recebeu durante este período várias reclamações e informações a respeito destas lamentáveis atitudes criminosas..Nas últimas horas aconteceram muitas postagens e questionamentos em redes sociais sobre este assunto. Nossa reportagem foi então ao encontro da empresária Elizângela Aparecida de Paiva Nascimento, que gentilmente nos recebeu.
Ela foi uma das vítimas de “perfis fakes” e confirmou que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de São João Nepomuceno. Elizângela relatou que sofreu ataques difamatórios até o dia 06 de abril deste ano por uma pessoa que utilizava-se do número 032 99824-5969 no grupo dos comerciantes de São João Nepomuceno.
A pessoa, de identificação desconhecida, imputava fatos contra sua honra, tendo saído do referido grupo posteriormente .Na ocasião a usuária do telefone se identificava sendo “Ana Artesanatos, uma microempreendedora”.
FAKE “VOLTOU A ATACAR ” RECENTEMENTE UTILIZANDO-SE DE OUTRO CODINOME
Recentemente alguém utilizou este mesmo número, em vários grupos principalmente destinados á política local, utilizando como ferramenta o mesmo aplicativo e ofendeu diversas pessoas, a maioria futuros candidatos políticos, endo que a vítima disse que também tem pretensões e envolvimentos políticos.
Conforme o apurado (constado em boletim de ocorrência), a pessoa de posse do aparelho telefônico que tinha inserido o chip com o número citado, tentou difamar e ofender além dela, o pré-candidato a vice prefeito Tony Callegaro, o pré-candidato a prefeito Célio Ferraz, comerciantes, grupo de ciclista, igrejas , o vereador Francisco Baptista de de Oliveira dentre outros.
Neste novo período , em algumas postagens o fake se identificou como: “Fé” “Paulinho” “Fé…Paulinho…Aninha”.
Dando andamento ás investigações , em 21/07/2020 a pessoa cujo nome o chip está registrado foi identificada através de CPF(uma senhora) e chamada à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
De acordo com o boletim de ocorrência, a senhora relatou que possui um aparelho de celular e utiliza-se do aplicativo WhatsApp , mas que está vinculado a outro número.Ela disse também que não perdeu nenhum documento de identificação e que não emprestou seus documentos a ninguém.
Disse ainda que recentemente empresta seus documentos apenas para seus filhos. A senhora afirmou também desconhecer o número de telefone em questão utilizado pelo perfil fake ou seja (32) 9 9824 5969.
A senhora confirmou que é sogra de um vereador com mandato em exercício em São João Nepomuceno e que este tentará a reeleição em 2020.
A senhora afirmou categoricamente que não conhece a empresária Elizãngela e nem o vereador Francisco Baptista citados na ocorrência.
São centenas de postagens e comentários nos referidos grupos . Destacamos abaixo apenas alguns de menor contundência :
Um fato que deve ser destacado é que nesta terça-feira á tarde 21/07 vários participantes saíram de forma espontânea de diversos grupos de WhatsApp conforme prints aos quais o Portal RKF teve acesso através da vítima .
O Portal RKF também vem sendo atacado por alguns fakes há algum tempo . Um deles utiliza um número de telefone cuja imagem de perfil era de uma senhora falecida em setembro de 2019 na Bahia. Este número constava até 21/07 na maioria dos grupos de WhatsApp destinados a assuntos políticos de São João Nepomuceno. O Portal RKF ja adotou as medidas cabíveis .
Nesta quarta-feira 22/07 um vereador e comunicador de uma emissora de rádio de São João Nepomuceno publicou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento a qual reproduzimos na íntegra abaixo :
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Recentemente Eu e Minha família fomos vítima de uma ação Leviana e inescrupulosa, com o intuito claro e objetivo de nos atingir pessoalmente e politicamente.
Confesso que nesses 11 anos de vida pública, procurando sempre o bem comum à população , não esperava jamais que existisse pessoas com tamanha maldade no coração. Minha sogra teve os documentos fraudados, acarretando na aquisição ou cadastro de um chip telefônico que resultou na criação de um perfil fake objetivado em atacar pessoas nas redes sociais.
Após uma noite exaustiva, tensa e digna de ser esquecida por mim e minha família, tentando descobrir quem arquitetou tamanha crueldade, ainda nos deparamos com algumas pessoas direcionando comentários maldosos e desleais uma vez que não tivemos e jamais teremos sob nossa responsabilidade atos ao qual estamos sendo acusados !
Tenhamos empatia uns com os outros! Não somos desconhecidos do povo para crerem em tamanha armação !
Peço que desconsiderem tais acusações pois estamos sofrendo muito com isso assim como as pessoas que foram atingidas pelo fake outrora . Compartilho dessa dor para com eles !
Tenham a certeza de que medidas judiciais estão sendo tomadas e confiamos primeiramente em DEUS e em sua justiça! Em breve teremos o desfecho e a verdade virá à tona.
E para os maldosos de plantão bem como para quem está por traz disso , digo e reafirmo esse fato covarde e arquitetado não me tirará o foco de continuar trabalhando em prol da cidade, em prol do povo e visar sempre uma Garbosa melhor .!!
Sabemos q “o prego que se desponta é aquele que toma marretada!”
Assina a nota : vereador Írio Henriques.
Reportagem Kadu Fontana