A tradicional e histórica Esquadrilha da Fumaça estrá se apresentando no dia 05 de março de 2020 ás 04 horas da tarde (em ponto) nas Três Vendas, na usina de triagem e reciclagem(local do Motocross) em Guarani MG ( 32 km de São João Nepomuceno ).
Finalmente, após vários anos na tentativa de trazer a Esquadrilha da Fumaça ao município, o Prefeito Paulo Neves, com a ajuda de várias pessoas, conseguiram esse feito inédito. Guarani inaugura a agenda de 19 demonstrações aéreas que serão feitas este ano pela esquadrilha. O show aéreo fará parte das comemorações dos 106 anos de emancipação político-administrativa do município.
continua após a publicidade
No Estado de Minas Gerais somente 4 municípios contarão com esta bela demonstração: Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha.
A Esquadrilha da Fumaça tem como missão realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileia (FAB).
Foto: Esquadrilha da Fumaça/Divulgação
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea” (EDA),[ um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.
As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.
Vídeo divulgação : Ten Reis – Piloto da Esquadrilha da Fumaça
Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA) permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Sua missão, segundo a definição do EDA, é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB)”.
Reportagem Kadu Fontana com informações do Aerojota