A AAPSJN – Associação dos Aposentados e Pensionistas de S.J.Nepomuceno foi indicada para o Prêmio Nacional Zilda Arns. Criado em setembro de 2017 e regulamentado pelo Ato da Mesa da Câmara Federal 209/2017,o prêmio Zilda Arms é uma forma de reconhecimento as pessoas e instituições que contribuíram ou tem contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.
O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa concedido a até 5 homenageados e não há ajuda de custo para o deslocamento dos homenageados. Seu nome homenageia a doutora Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas e uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda trabalhou também no Ministério da Saúde. A Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João Nepomuceno é uma entidade sem fins lucrativos criada em 30 de janeiro de 1992 atualmente e conta hoje com aproximadamente dois mil associados e dependentes cujo objetivo é fomentar as atividades multidisciplinares para garantia dos direitos dos idosos em particular dos aposentados e pensionistas do município e outros adjacentes localizados na região das Zona da Mata em Minas Gerais
A Associação dos Aposentados foi indicada ao prêmio na medida em que atua como entidade transformadora da realidade e da saúde física e psicológica da população idosa da região ao promover orientações campanhas atendimentos procedimentos e cirurgias gratuitas e o preços acessíveis ao suplementar o sistema único de saúde SUS a apoiar o cumprimento de políticas públicas aos idosos e a evitar deslocamentos dispendiosos a centros urbanos maiores.
APESAR DE NÃO ESTAR ENTRE AS 05 ELEITAS , A AAPSJN SOMENTE PELA INDICAÇÃO ENTRE TANTAS ENTIDADES MERECEDORAS, É MOTIVO DE ORGULHO PARA A INSTITUIÇÃO DA CIDADE GARBOSA.
A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados anunciou os vencedores do Prêmio Zilda Arns edição 2019. São eles, por ordem alfabética:
– Associação Beneficente Auta de Sousa – ABAS (Rio Verde/GO)
– Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Casa dos Velhinhos de Arapiraca – AL (Arapiraca/AL)
– Célia Maria Oliveira Holtz (Tatuí/SP)
– Clarice Carneiro Bacinni (Florianópolis/SC)
– Sociedade São Vicente de Paulo (Santos/SP)
A escolha foi feita por um Conselho Deliberativo formado pelo Segundo-Secretário e por membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; ou por um representante de cada partido político com assento na Casa, indicado por seu respectivo líder, caso a bancada não possua membro titular na Comissão.A solenidade de entrega está prevista para o dia 2 de outubro.
Fonte : AAPSJN e Câmara dos Deputados