A reportagem do Portal RKF esteve na Policlínica Micro Regional na tarde desta quarta-feira 02 de janeiro, a pedido da diretora da instituição Giovana Ferraz e do secretário de Saúde Municipal Isaías Sporch de Freitas. A diretora repassou á reportagem dados na sua opinião preocupantes em relação á redução do quadro de funcionários devido á demissão dos contratados em regime temporário. A administração municipal atendendo uma recomendação do Promotor de Justiça rescindiu cerca de 200 contratos sendo cerca de 100 deles nesta quarta-feira 02 de janeiro. Um processo seletivo foi realizado e apesar do resultado já ter sido divulgado ainda está na fase de recursos de candidatos que se sentiram prejudicados.De acordo com Giovana , com as demissões do dia de hoje, a Secretaria de Saúde totaliza a perda de cerca de 80 profissionais , dentre eles médicos, fisioterapeutas, recepcionistas, técnicos de enfermagem, dentistas do CEO – Centro de Especialidade Odontológicas, motoristas, técnicos em informática etc.
A partir de hoje a policlínica passa a contar apenas com uma recepcionista. Os postos de saúde e transporte de pacientes do SUS também serão afetados. Levando-se em consideração que o prazo para divulgação da lista final dos aprovados, já julgados os recursos, do processo seletivo se dará apenas dia 07 de janeiro, a diretora estima que necessitarão os novos contratados de pelo menos 30 dias a partir desta data para treinamento e adaptação ao trabalho.
De acordo ainda com Giovana, ainda assim dos 80 demitidos ela terá a reposição de apenas 30 profissionais aproximadamente. O serviço está já acumulado e a tendência será de que por um bom período , a área da saúde trabalhe em ” regime emergencial ” ou seja a qualidade será brutalmente afetada.
REPORTAGEM KADU FONTANA