Os professores de educação física de São João Nepomuceno em sua esmagadora maioria, assinaram uma nota de repúdio contra a Secretaria Municipal de Educação. Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de São João Nepomuceno na noite desta quarta- feira 21/11, o professor Rodrigo Barbosa Ribeiro utilizou 20 minutos na Tribuna Livre , como representante da classe onde explicouos motivos para tal atitude. De acordo com o pronunciamento do professor e com o manifesto, em reunião no dia 08 de novembro do corrente ano, no Museu Municipal, que contou com a presença dos profissionais de educação física, (creche e pré-escola),a Secretária Municipal de Educação, Sra. Belkis de Cavalheiro Furtado, anunciou o fim do atendimento de professores de educação infantil( 2 a 5 anos ) a partir do início do ano de 2019, alegando motivos de economia financeira. A divulgação causou indignação e repúdio dos professores.
Os professores alegam que a prefeitura possui em sua organização administrativa através do Plano de Cargos e Vencimentos do Magistério, (Lei Complementar Municipal nr.11/2010), o cargo de Professor de Educação Física, com atribuição para atender nas unidades de ensino do município.
No manifesto os professores em questão consideram o ato unilateral, autoritário, centralizador, que causaria um retrocesso na educação do município. Entendem ainda que o argumento ECONOMIA não se sustenta pois o atendimento á criança é uma prioridade absoluta nos termos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente e apresentam como outras alternativas para cortes de despesas orçamentárias, os cargos de confiança, que segundo os manifestantes, causam significativos aumentos na folha de pagamento da prefeitura .
Assinaram o documento vinte e um( 21) professores de educação física.
REPORTAGEM KADU FONTANA