Desde a última terça-feira 18/09, o “Castramóvel do Bem” está realizando cirurgias de castração em cães e gatos em São João Nepomuceno. Uma equipe formada pela Coordenadora Muriely Paiva, os veterinários Pablo de Castro e Vera Ricciard, a Educadora Ambiental Érica Passos, Auxiliares Pedro Higor Ramos, Karen Abrahão e o Motorista Alisson Adriano, estão instalados na chácara do Prefeito Municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva , localizada no bairro Dona Lalá.De terça até esta quinta-feira (20/09) , mais de 200 animais já passaram por processo cirúrgico.
A coordenadora Muriely informou que todos os animais atendidos foram previamente cadastrados e passaram por um processo pré-cirúrgico que recomendava jejum de 08 horas para os bichinhos. Os donos dos animais de estimação foram também orientados em levar um cobertor e alertados sobre o mutirão e todo o processo, que não é finalizado em menos de 04 horas.
Os animais ao chegaram no local de atendimento são identificados, pesados, avaliados , sedados, raspados , anestesiados e após passam pelo processo de castração. Após a cirurgia, os animais ficam de repouso em local adequado e cobertos por cerca de 20 minutos a meia hora. Muriely estima que 260 animais deverão ser castrados até as 17h desta sexta-feira 21/09 quando os trabalhos serão encerrados .
A vinda do “Castramóvel do Bem” até a cidade foi através da ASPA – Associação Protetora de Animais de S.J.Nepomuceno e a ONG Ajuda – Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais, fundada em 2012, com o objetivo de atuar em um programa municipal de castração naquela cidade.O Deputado Estadual Noraldino Júnior foi o autor da emenda parlamentar pela qual foi possível adquirir o veículo e se tornou o principal parceiro da mesma, possibilitando hoje ajudar diversas ONGs em todo o Estado e vários protetores independentes.
Estão oferecendo total apoio e suporte, trabalhando como voluntárias nesta causa: Camila Aglio, Deize Magalhães, Dulcineia Machado, Valkíria, Tereza Rigolon, Virgínia Cyrne, Rita Medina, Dorinha, Marina, Cláudia Schincariol, Núbia Ludovico e Edson.
REPORTAGEM KADU FONTANA