IMORTAL : ” Dragão da Zona da Mata ” resiste ao tempo e comemora 107 anos de glórias.

S.J.Nepomuceno : homem é encontrado esfaqueado após relatos de disparos de arma de fogo.
08/26/2018
PM apreende cerca de 20 mil cigarros contrabandeados em S.J.Nepomuceno.
08/27/2018
Exibir tudo

IMORTAL : ” Dragão da Zona da Mata ” resiste ao tempo e comemora 107 anos de glórias.

Em 1911, mais precisamente dia 27 de agosto, o Professor José Botelho Reis, oriundo do Rio de Janeiro, assumia a Diretoria do Ginásio Leopoldinense, trazendo com ele um esporte  até então desconhecido por estas redondezas.

Já sabedor das regras do futebol, passou a ensinar aos alunos de Leopoldina, da época. Naquele tempo usava-se dar o nome de famílias aos times, daí, surgiu com um grupo de alunos o nome do time Ribeiro Junqueira, para homenagear a família e ao Deputado Ribeiro Junqueira, o qual mais tarde se tornou o Presidente Honorário e Patrono do clube.

Após uma partida, o diretor chamou todos os jogadores na diretoria e queria saber quem teve a ideia de colocar o nome Ribeiro Junqueira na equipe.Todos ficaram com medo da repreensão e do castigo, porque na época o colégio era interno e tudo era muito severo, daí, não delataram ninguém, más o Diretor havia gostado da escolha e disse-lhes que continuassem e que ainda os ajudaria na compra dos uniformes para que o time seguisse em frente, surgindo assim o Ribeiro Junqueira Sport Club (escrevia-se assim na época) que teve o seu começo numa reunião entre seus fundadores que foram:

Os Professores Botelho Reis, Antônio Moura, João Trentino Zille, Dr. Pedro Arantes, Milton Ramos Pinto e mais os senhores Esdras Lintz e Vicenti Domenice.

Mais tarde reuniram-se para escolher as cores do time, quebraram a cabeça até que um dos fundadores do time não se sabe ao certo qual, se manifestou dizendo ter recebido de parentes um postal vindo da Itália, muito comum na época recebê-los, o qual trazia em sua ilustração principal justamente o desenho do Estádio do Milan da Itália com seu escudo, cores e seu uniforme em listas finas para baixo em PRETO e VERMELHO um pouco mais escuro que o normal, daí, segundo relato todos gostaram e ficou sendo assim escolhido o uniforme e as cores do Ribeiro Junqueira Sport Club.

Estádio da Linha Férrea

O  Estadinho da Linha Férrea, foi o primeiro campo do clube, no centro da cidade. Era aconchegante e servia de encontros aos domingos. Mas tudo acabou de forma muito rápida. Após uma transação comercial , lá se foi o Estadinho da Linha Férrea.

Novo Estádio : Depois de vários anos, surge um novo Estádio – Guanahyro Fraga Mota, homem que nos seus últimos anos de vida, com trabalho gigantesco, proporcionou a volta de um Estádio próprio, usando o seu prestígio e sua capacidade de trabalho, tem hoje seu nome dando personalidade ao patrimônio do ECRJ.Não trabalhou sozinho, contou com a participação do incansável José Alonso Sobrinho, homem que sempre ficava segurando a barra quando as diretorias se dissolviam.

Time dos sonhos de mestre Telê Santana : Em 1942, o então garotinho Telê Santana da Silva, de 11 anos de idade, viu a fabulosa equipe do Ribeiro Junqueira jogar em Leopoldina e nunca mais esqueceu a sua formação.Desde jovem, sempre frequentou Leopoldina, participando ativamente de eventos esportivos na cidade, deixando muitos amigos.Em sua história no esporte, Telê Santana foi um dos melhores pontas do Fluminense do Rio de janeiro e posteriormente o melhor técnico do Brasil.

Ele levou o nome de Leopoldina e do E.C Ribeiro Junqueira para os quatro cantos do mundo, citando a equipe formada por: Manganga, Maninho, Batista, Itim, Domicio, Quadrado, Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Elair como uma das melhores que viu jogar, e que se baseou nela para formar a fabulosa Seleção Brasileira da Copa de 82 e o São Paulo Futebol Clube, campeão mundial.

O livro “Fio de Esperança”, que retrata a biografia de Telê Santana, na página 14 fala sobre o E.C Ribeiro Junqueira.

TÍTULOS : Dentre as grandes conquistas, a maior com certeza foi o CAMPEONATO MINEIRO DA TERCEIRA DIVISÃO  PROFISSIONAL em 1983. Outra grande conquista foi um título INTERNACIONAL INVICTO em 2015, da Copa Internacional de Brodoswki/SP categoria sub-17.

1983 – CAMPEONATO MINEIRO DA 3ª DIVISÃO DE PROFISSIONAIS DA (Federação Mineira de Futebol).
2006 – PENTA-CAMPEÃO: CAMPEONATO REGIONAL DA (LEL), Liga Esportiva de Leopoldina.
1985 – BI-CAMPEÃO: LFJF – REGIONAL LIGA DE JUIZ DE FORA, Troféu João Batista de Paula.
1985 – BI-CAMPEÃO: CAMPEONATO REGIONAL DA (LEC), Liga Esportiva de Cataguases + 2014 CAMPEÃO da Copa dos Campeões LEC
2015 – CAMPEÃO INVICTO : Copa Internacional de Brodoswki/SP

REPORTAGEM DE KADU FONTANA com informações e imagens fornecidas pelo Presidente em exercício do EC Ribeiro Junqueira Cristiano Fófano.

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!