Um cavalo com lesões no couro, magro e desidratado, com manifestação de parasitas foi resgatado e encaminhado para tratamento veterinário nesta terça-feira (10) na Rua Nilo Colono dos Santos, no Bairro São Cristóvão em Leopoldina MG. A Polícia Militar Ambiental e a Associação dos Valentes Amigos dos Cães (AVAC) foram acionados no socorro ao animal, cujo responsável foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Porém nesta quarta-feira 11/07 o animal infelizmente não resistiu e morreu.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, providenciou a remoção para que ele recebesse os cuidados da AVAC. Uma médica veterinária,colaborada da AVAC de Leopoldina, prestou os primeiros socorros ao animal que estava sem forças para levantar.
De acordo com a Polícia do Meio Ambiente, populares informaram que o cavalo pertencia a um homem de 36 anos, morador daquela imediação. Ele não foi encontrado, porém sua mãe informou que ele teria dado o animal para um jovem de 18 anos que foi localizado pela Polícia Ambiental.
O rapaz disse que vendeu o cavalo na noite da segunda-feira (9) por R$ 50,00 para um homem que ficou de levá-lo para sua propriedade no dia seguinte. O jovem de 18 anos foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde deverá responder pelo crime ambiental de maus tratos a animais.
Nesta quarta-feira (11), a presidente da Associação informou que o cavalo não resistiu aos ferimentos e morreu. O animal foi enterrado nesta manhã com o auxílio da Secretaria de Serviços Urbanos.
Fonte: O VIGILANTE ONLINE