A Santa Casa de Juiz de Fora anunciou durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (20) a realização do primeiro transplante de pâncreas na cidade. O paciente, Diego de Sousa Bernardes, de 30 anos, se recupera bem da cirurgia. Além do pâncreas, ele também recebeu um novo rim. Esta foi a primeira vez ocorreu um transplante simultâneo de dois órgãos no município.
Segundo o médico sanjoanense, Gláucio Silva de Souza Sousa, membro da equipe médica, em entrevista ao MGTV, o procedimento realizado no último dia 12 de junho foi considerado um sucesso. “Existem as alterações do pós-operatório que nos preocupam, mas que felizmente no caso do nosso paciente está indo muito bem e estamos muito felizes com toda a evolução e com o resultado desse procedimento”, comentou.Os órgãos doados foram captados em Muriaé. Foram nove horas de trabalho entre a retirada e o fim da cirurgia.
Dr. Gláucio é graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) fez residência médica em cirurgia geral no Hospital João XXIII (FHEMIG) / Hospital Felício Rocho, sendo o terceiro ano concentrado em cirurgia do trauma (2002). Especializou-se em transplantes de órgãos sólidos – fígado, pâncreas e rim – no Hospital Felício Rocho (2004). Mestrado em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Professor Assistente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora atuando na graduação no Laboratório de Habilidades e Simulação e estágio de cirurgia do aparelho digestivo, supervisor do programa de residência médica em cirurgia geral da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. Cirurgião do serviço de transplante de rim e pâncreas, responsável técnico coordenador do serviço de transplante hepático da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Fonte: G1 Zona da Mata , Tribuna e Minas e Escavador.