Durante os últimos 10 dias, a redação do RKF tem recebido através de contatos telefônicos ou pelo aplicativo WhtasApp, inúmeras reclamações de moradores principalmente dos bairros Três Marias, Centenário e Dona Lalá, além da zona rural de São João Nepomuceno sobre o aumento considerável de escorpiões nestes locais.Algumas imagens enviadas por internautas, mostram escorpiões dentro de casa, garagens e até mesmo quintais. A nossa reportagem esteve no PAM de São João Nepomuceno e conversou com o enfermeiro Tiago Alves Menezes, que nos confirmou o registro de entrada de 03 pacientes com casos de picadas por animais peçonhentos no período que compreende os dias 04/06 a 11/06.Em um dos casos se refere a uma criança de 05 anos de idade, na madrugada do dia 07/06 por volta de 03 horas da madrugada que acordou chorando em sua casa no Bairro Centenário.
Imagem retirada de rede social
Os pais ao acordarem, notaram a presença do escorpião em cima da cama e levaram a criança para o Pronto Atendimento Municipal onde deu entrada ás 03h14. Segundo o livro de registro de atendimento,o garotinho ficou toda a manhã em observação, teve colhido material para exames laboratoriais e foi liberado após passar toda a manhã e parte da tarde em repouso naquele local .Os próprios genitores relataram em redes sociais que foi aplicado o soro antiescorpiônico. Existem outros dois registros de atendimento de pessoas que deram entrada no PAM picadas por animal peçonhento neste período de 04/06 a 11/06 ( não especificando o tipo de animal ).
Uma moradora da Rua Antônio Fontana, também no bairro Três marias, neste domingo á noite entrou em contato com o Portal RKF e relatou ter encontrado também um escorpião na jaqueta de seu filho de 03 anos de idade apenas. De acordo com seu relato, ela tinha colocado a jaqueta em cima da cama quando foi dobrar para guardar e viu algo se mexendo.
Imagem enviada pela Moradora do Bairro Três Marias.
Ela disse ainda que são frequentes os relatos de vizinhos que afirmam estar tendo problemas com escorpiões.
CENTRO DE ZOONOSES ESCLARECE : O coordenador do Centro de Zoonoses de São João Nepomuceno e agente de endemias, Sr. Amado Roberto da Silva, procurado pela reportagem do RKF esclareceu algumas questões.
“Atendendo às solicitações a respeito da proliferação de escorpiões em alguns bairros de São João Nepomuceno, aqui vão alguns detalhes técnicos sobre o assunto:
Localidades recém urbanizadas são propícias à proliferação de escorpiões, uma vez que o homem está invadindo o seu habitat natural.
Em locais onde existem cupinzeiros, há proliferação de escorpiões que ali se alojam e se alimentam.
Em residências onde há baratas, há proliferação de escorpiões, uma vez que tais insetos são o seu alimento preferencial.
Nas ocorrências mais recentes sobre acidentes com escorpiões, presenciamos que o ambiente é propício à proliferação e abrigo dos mesmos.
E, na grande maioria das ocorrências, verifica-se a utilização de produtos químicos, o que não é recomendado pelo manual do Ministério da Saúde no que diz respeito a esses aracnídeos, pois eles são desalojados e seu sistema nervoso é afetado causando os acidentes.”
Como se prevenir contra escorpiões
Amado Roberto da Silva – coordenador do Centro de Zoonoses de São João Nepomuceno e agente de endemias concursado e em atividade desde março de 2010.
REPORTAGEM KADU FONTANA