Nesta quinta-feira 19 de abril, as polícias civil, militar e rodoviária federal realizaram a segunda fase da operação “Divisa Segura”, que visa impedir a entrada de criminosos no Estado de Minas Gerais, atuando próximo ao pedágio de Simão Pereira.Nesta segunda edição, a operação contou novamente com a presença da carreta do CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel), que visa oferecer suporte para as instituições, com todo um aparato tecnológico, onde, através da unidade, é possível fazer boletins de ocorrências (REDS), acessar o banco de dados consultando indivíduos, placas de carros e verificar se existem mandados de prisão em aberto.
A unidade conta também com câmeras térmicas e noturnas, capazes de aproximar objetos a uma distância de até 5kms. Além da carreta, foram utilizados na operação um drone, e o helicóptero da Polícia Civil (Carcará).
A operação também atuou nas circunscrições territoriais do 4º Departamento, ocorrendo nas cidades de Simão Pereira, Matias Barbosa, Rio Preto, Chiador, Ubá, Além Paraíba, Pirapetinga, Eugenópolis, Tombos, Palma e Viçosa.
Na praça do pedágio de Simão Pereira foram presos dois autores de 25 e 18 anos, respectivamente, vindos do Estado do Rio de Janeiro, em uma moto, portando um revólver calibre 32, com cinco munições intactas, sendo que o autor de 25 anos tem mandado de prisão por tráfico de drogas, expedido pela justiça daquele estado.Os dois autores têm diversas passagens policiais, por diversos crimes, no Estado do Rio de Janeiro, sendo que foram autuados em flagrante e recolhidos ao Ceresp de Juiz de Fora.
No local também foram presos dois autores portando maconha, sendo lavrado TCO.
SALDO DA OPERAÇÃO:
Veículos fiscalizados: 616
Pessoas abordadas: 601
Autos de infrações: 20
Veículos apreendidos: 05
Pessoas detidas: 04
09 buchas de maconha
01 revolver calibre 32
06 munições intactas calibre 32
R$1.018,00 em dinheiro
01 aparelho celular marca motorola
A operação, integrada com outras forças de segurança pública, contou com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – CICCM;
60 (sessenta) Policiais Civis;
22 (vinte e duas) viaturas da Polícia Civil;
01 (um) drone (PC);
helicóptero “Carcará 02” (Polícia Civil);
servidores e viaturas das outras instituições, bem como o helicóptero Pégasus da Pm e dois cães farejadores da PRF.
FONTE : PCMG
Chefe do 4º Departamento: Delegado-Geral Carlos Roberto da Silveira Costa
Delegados Regionais do 4º Departamento: Dra. Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira, Dr. Guttemberg de Souza Filho, Dr. Carlos Eduardo Santos Rodrigues, Dr. José Roberto Machado Demétrio e Dr. Mauro Ricardo Guimarães Pinho.