Os servidores da Escola Estadual Prof. Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente ) em São João Nepomuceno, decidiram que nesta segunda-feira, 02 de abril, irão aderir á greve já deflagrada pelos profissionais em todo o Estado de Minas Gerais. Nossa reportagem conversou com o professor Cláudio Heleno Machado, que gentilmente nos atendeu e esclareceu que a greve foi iniciada no dia 08 de março, em todo o Estado. Em São João Nepomuceno no “Polivalente”, somente ele alguns poucos colegas haviam aderido à mesma desde a sua deflagração.
E agora, mais recentemente, após esclarecimentos dados pela coordenação da subsede do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), que esteve na cidade, a maioria dos demais colegas resolveu também paralisar suas atividades.
Segundo o professor , a E. E. Osvaldo Cruz também paralisou suas atividades pela maioria dos trabalhadores educadores após a visita da coordenação sindical.
O movimento prosseguirá até a realização da próxima assembleia estadual, dia 4 de abril, ás 14 horas , em Belo Horizonte e poderá avançar por mais tempo, se assim for decidido pela categoria.
As razões da atual mobilização são várias: reajuste salarial e pagamento de atrasados, repasse dos descontos feitos nos contracheques pela assistência médica ao IPSEMG (o q não está acontecendo, comprometendo os convênios e a assistência à saúde dos trabalhadores), realização de concursos e nomeação dos aprovados, fim do escalonamento do pagamento, dentre outras. Enfim, exigem que o acordo firmado com categoria no início desse mandato seja efetivamente respeitado em todas as suas cláusulas.
ERRATA : A DIRETORA DA E.E. OSWALDO CRUZ SENHORA SORAYA SOARES ENTROU EM CONTATO COM REDAÇÃO DO RKF E NOS INFORMOU QUE A ESCOLA TERÁ 50% POR CENTO DE PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES E 100% DOS SERVENTES.PEDIMOS DESCULPAS PELO EQUÍVOCO.
REPORTAGEM KADU FONTANA