O arrendatário do sítio conhecido como rancho da Marcele em Goianá MG, compareceu ao destacamento daquela cidade onde relatou que na madrugada sábado 17/02, aproximadamente cem famílias invadiram o sitio, alegando que pertencem a um movimento denominado “Unidos pela Igualdade” e reivindicaram a posse da terra para residirem e plantarem, alegando também que a propriedade é improdutiva e está abandonada. Segundo as partes envolvidas, não houve violência por nenhuma das partes, sendo que foi uma invasão pacífica.
Diante do relato, os militares compareceram ao local, fizeram contato com os envolvidos e um representante de um escritório de advocacia que defende os interesses dos integrantes que compõem o movimento. O queixoso relatou que o legítimo proprietário do sítio falecera há um tempo atrás e que entrou na justiça com um processo de usucapião, pelo fato de que reside há 30 anos na propriedade, esclarecendo ainda que o sítio é produtivo, tem criação de gado, plantações e também funciona o “Restaurante Rancho da Marcele”, além de residir na propriedade.
Se fez presente também no local o Comandante do 2º BPM, que fez contato com pessoas ouvindo as reivindicações das duas partes, repassando em seguida as orientações devidas. No local foram observadas várias barracas de lona e muitos veículos de propriedade dos integrantes do movimento. A situação se encontrava tranquila no local, foi efetuado esse registro para providências posteriores.
REPORTAGEM KADU FONTANA