O governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela em 94 dos 853 municípios mineiros. Eles ficam nas áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Região da Zona da Mata.
A medida foi publicada no Diário Oficial do estado neste sábado e vai vigorar por 180 dias. O número de mortes por febre amarela em Minas Gerais desde dezembro de 2017 pode chegar a 19.
O decreto autoriza a dispensa de licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”
MAIS UM ÓBITO EM JUIZ DE FORA E SUSPEITAS DE MORTE DE PACIENTES EM CIDADE DE ZONA DA MATA .
Juiz de Fora recebeu mais três pacientes de cidades vizinhas com suspeita de febre amarela. Um deles morreu e dois permanecem internados no Hospital João Penido. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os casos estão em investigação. As datas de entrada, da morte de um deles e os municípios de origem não foram divulgadas, assim como as informações pessoais.
MARIPÁ DE MINAS
O RKF em matéria anterior publicou sobre um paciente, morador na cidade de Maripá de Minas, cujos familiares divulgaram em redes sociais que teria sido vitimado por febre amarela. A data da morte coincide com a ocorrida na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora .A notícia não foi confirmada pela Secretária Municipal de Saúde daquela cidade, que confirmou que o caso estava sendo tratado como dengue hemorrágica, porém exames foram realizados e o resultado deverá ser conhecido na próxima semana.
SEGUNDO O G1 ZONA DA MATA
Com os novos pacientes, sobe para cinco os registros suspeita de febre amarela atendidos em Juiz de Fora. Um homem, de 58 anos, que estava com suspeita de febre amarela, morreu na tarde de quinta-feira (18) em Juiz de Fora. Ele estava internado no Hospital Albert Sabin e precisou ser transferido para a Santa Casa de Misericórdia na quarta-feira (17), onde passou por um transplante de fígado. A informação foi confirmada pela unidade de saúde.O outro paciente, um idoso de 66 anos, morreu na noite de quinta no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Albert Sabin. A Secretaria de Saúde informou que ele era morador de uma cidade da região e estava em Juiz de Fora para receber tratamento. O município de origem não foi divulgado.Estes dois casos suspeitos ainda não foram publicados pelo Estado no Boletim Epidemiológico, que também não soube informar o município de origem do paciente de 66 anos. A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) explicou que as notificações seguem procedimento interno e que os casos são divulgados por meio do boletim disponibilizado no site oficial. A próxima atualização está prevista para terça-feira (23).
Área de abrangência de Itabira
Área de abrangência de Ponte Nova
Área de abrangência de Belo Horizonte
Fonte G1 , G1 Zona da Mata