Nossa reportagem, após solicitações de vários moradores, se deslocou até a quadra de esportes do bairro São José na cidade de São João Nepomuceno. O que documentamos é no mínimo entristecedor. Inaugurada na em meados de 2010 , a quadra hoje está completamente abandonada . Banheiros completamente imundos , com peças quebradas , fezes pelo chão, instalações elétricas inacabadas e fiação possivelmente furtada. O local que era pra ser um dos orgulhos dos moradores do simpático bairro sanjoanense, virou motivo de preocupação pois os acessos estão todos arrombados e segundo informações colhidas, hoje as instalações são “visitadas” com frequência por usuários de drogas e para prática de sexo. Durante nossa reportagem, encontramos vários preservativos jogadas em toda a área, comprovando parte da informação recebida.
ANTES DEPOIS
Procuramos a administração municipal para ouvirmos quais as providências possíveis obtivemos as seguintes informações:o terreno é pertencente á Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno e anteriormente lá funcionava uma quadra de malha e era também utilizado pela associação do bairro para depósito de carros alegóricos e adereços da sua extinta escola de samba . Ficou convencionado que toda a gerência do local seria da Associação dos Moradores do Bairro São José. O convênio para a construção da obra é datado do ano de 2009 e teve início no ano seguinte com recursos de convênio com a SEEJ – Secretaria de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais na ordem de aproximadamente R$ 30.700,00 ( Trinta mil e setecentos reais). No ano de 2013 o local sofreu uma reforma com melhorias para os vestiário. O local foi palco de festas e eventos até o final de 2013. A partir daí sem ainda um motivo detectado , o local foi sendo deixado de lado até chegar ao estágio atual .
ANTES DEPOIS
SECRETÁRIO DE OBRAS E DESENVOLVIMENTO : O Jornalista Kadu Fontana foi até a Secretaria de Obras e Desenvolvimento de São João Nepomuceno onde foi recebido pelo Secretário Dr. Milton Salgado Filho que gentilmente abriu um espaço na sua agenda e informou que a obra foi um projeto de sua autoria e segundo ainda o mesmo ,este assunto ainda não foi colocado em pauta em nenhuma reunião desde que assumiu em primeiro de Janeiro pela atual administração. Informamos a situação ao mesmo e procuramos demonstrar que o intuito da reportagem é de contribuir para a resolução de problemas como esse.
SRA. CÉLIA RICCI : Conversamos também via telefonia celular com a Sra. Célia Ricci que participou de algumas diretorias da A.M.B.S.J, que nos relatou que no local chegou a residir um caseiro por algum tempo, porém o mesmo não estava cumprindo com as determinações antes acordadas e ele teve que deixar o local. A partir daí segundo suas próprias palavras, ela procurou a administração municipal mas não teria encontrado respaldo para suas reivindicações para o local . A quadra poliesportiva foi sendo deixada de lado e somente com recursos da associação não pode se auto sustentar. Ela relata que o tempo em que esteve na diretoria da associação , fez de tudo para conservar o local e para isto contou com a ajuda de outros colaboradores. Ela se desligou da associação por não conseguir colocar em prática o que desejava.
PRESIDENTE ATUAL : Tentamos um contato , via telefone durante todo o dia com o atual presidente da associação , Sr. Ciro Massucatti, porém não obtivemos êxito. O Portal deixa aqui um espaço para que o mesmo expressar suas considerações sobre o assunto.